A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

quinta-feira, 3 de março de 2011

NIPPOP


No mês passado aconteceu um evento muito interessante na Livraria Cultura de Recife: NIPPOP.

Este evento foi abertura da inauguração dela e suas atividades em Pernambuco, onde contou com a presença do Cônsul Akira Suzuki e seus representantes do consulado japonês no Recife entre outros. Nele falou sobre o Japão e seus costumes, a cultura e em quadrinhos brasileiros produzidos atualmente que são inspirados nos mangás. Encerrou-se com apresentação de um guitarrista tocando ao vivo trilhas selecionadas de games.

Mas do que se trata isso?

Bem... O NIPPOP é Associação Brasileira de Cultura Pop Japonesa, com sede no estado da Paraíba. Esta associação tem como objetivo realizar eventos, projetos, pesquisas relacionados a vários segmentos da cultura pop japonesa como por exemplo: Anime, Mangá, Games, Tokusatsu, etc.

Uma iniciativa muito válida que acabo lamentando profundamente por ações como essa não se teve antes no meu estado. Talvez muitas coisas legais poderia ter acontecido e o interesse em conhecer o Japão e sua cultura teria se aprofundado ainda mais do que se tem hoje. Foi muito motivante descobrir que o Japão tem profundo interesse em saber quem são as pessoas que consome a sua cultura e o que acham disso a respeito. Deu até esperanças de que um dia ainda possa conhecer a terra do sol nascente...

O que também motivou foi de presenciar a belíssima palestra da minha amiga Bárbara Oliveira, representante do NIPPOP em Pernambuco. Ela falou sobre a moda nipônica e do seus segmentos e diferenças, como a moda japonesa foi influenciada por assuntos externos, mesclando ao seus costumes criando assim uma forma nova tão admirada no resto do mundo. Falou de vários nomes como Kawai, Lolita, Street Fashion, Cosplay entre outros. Também mostrou suas participações em outros eventos e de sua loja recem inaugurada, como mostra nesse trecho que gravei:


Para saber mais, visitem o blog dela: Sweet Store & Nihon Pop.

Enfim, desejo sucesso aos organizadores e se precisar de ajuda é só chamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!

Outros Trecos...