A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vila Brigadeiro Ivo Borges



Um dia desses peguei carona com o meu pai até perto do Hospital da Aeronáutica (que por sinal onde eu nasci) e fui na parada de ônibus para esperar um para ir ao Centro da Cidade. Só que não resistir a oportunidade e resolvi dá uma passada numa rua que a anos não passava, foi muito emocionante.

Andando nessa rua, muitos momentos da minha vida começaram a vir a tona, momentos de um passado saudoso que não volta mais. Nessa rua sempre usava para ir para praia, pois dava em direção na vila onde morava: A Vila Brigadeiro Ivo Borges.

Pelo o nome já dá para saber que se trata de residências militares, já que meu pai trabalhou na Aeronáutica. Essa vila fica na divisa entre Recife e Jaboatão. Nunca soube se ela ficava em Boa Viagem ou Piedade, sempre fiquei confuso.

Guardo esse lugar profundas lembranças da minha infância que até hoje elas são bem vivas que não tem como esquecer... momentos registrados em fotos e quando olho, tenho vontade de chorar.


Este prédio dessa foto, que aparece atrás do muro e das árvores, era onde no 1º andar eu morava. Na época ele era rosa. Momentos legais lá eu passei, como jogar muito videogame, ver desenho animado e o melhor de tudo: Desenhar bem muito deitado no chão... os gibis depois ficava com as capas todas encardidas.

Também brincava muito na área onde é toda extensão da vila, que eu e meu irmão costumava dizer "Vamos Descer?" quando estamos afim de sair de casa. Embaixo, muitas brincadeiras que hoje nem existe mais, como: Esconde-Esconde; Pega-Pegou; Queimado; Frescobol e outras que as gerações atuais praticamente nunca brincaram.

Ao me ver parece que a minha geração foi a última que realmente sabiar curtir a infância... tanto eu acho que nem queria sair dela. Lá morei desde que eu nasci até 1994... por isso foi muito difícil me desvincular dela. Agora percebo que se tivesse deixado os tempos da vila no passado, onde eles foram muito bem curtidos, talvez tivesse aproveitado melhor o lugar onde moro atualmente.

Hoje só ficou a nostalgia...

Um comentário:

  1. Idendifico-me com o seu relato. Morei nessa vila, inclusive sendo seu contemporâneo. Sempre que vou em Recife costumo adentrá-la. Muitas lembranças vêm à tona. As vezes ainda sonho que moro nesse local.

    ResponderExcluir

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!