A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Shingo Araki



Uma notícia muito triste eu acabei saber... que Shingo Akari de 72 acaba de falecer. Alguém pode perguntar: "Tá, e quem é esse cara?"

Aí eu respondo que ele é o responsável por 80% do sucesso de Saint Seiya (mais conhecido por essas bandas por Cavaleiros do Zodíaco).

Shingo começou a se interessar por desenho com 5 anos de idade e se formou na prefeitura de Aichi. Aos 18, começou os seus 1º trabalhos como desenhista na Machi Magazine. Posteriomente, uniu-se com a Mushi Production como animador e depois fundou o Studio Jaguar. Fez muitas adaptações de quadrinhos japoneses (mangá) para animações... e entre elas está Cavaleiros, que já conhecido do público brasileiros.

Ele foi character designer da série, onde alterou as armaduras (a principal mudança), cores de cabelos (que no mangá não tinha cabelos... digamos... coloridos), entre outras coisas. Quando assistir a série pela 1ª vez em 1994, nem na mente passava que as armaduras eram tão diferentes no mangá (para dizer a verdade, nem sabia que por tradição, uma animação japonesa geralmente tinha um quadrinho antes).

Quando tive 1º contato com o mangá, percebi o motivo delas tenha sido mudadas. Não desmerecendo o autor do mangá Masami Kurumada, mas Shingo colocou um toque na série que deixou ela mais bela, pelo menos para mim isso é óbvio. Junto com a direitora de animação Michi Himeno (que também era a sua esposa), conseguiram um trabalho tão belo que é reconhecido internacionalmente até hoje. Sem contar que muitos elementos criados no anime foram incorporados em outras mídias como próprio mangá em outras séries dos Cavaleiros.


Bem... é isso. Aqui foi apenas uma pequena homenagem de um fã que ele nunca soube de sua existência. Quem sabe se existir um outro mundo, ele esteja vendo essa postagem que criei com muito carinho e admiração. Valeu Shingo, obrigado pela sua versão de Cavaleiros. Vá em paz e torna-se uma estrela lembrada sempre por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!

Outros Trecos...