A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

100 anos de Carmen Miranda



Hoje faria 100 anos Carmen Miranda, se ela estivesse viva. Ela, como acho que todo mundo sabe, era de Portugal. Mas veio para o Brasil com 2 anos... ou seja, é praticamente uma brasileira. Um ícone nacional que muitas vezes foi criticada por sua forma que se apresentava no exterior, mostrando um Brasil que não existia, chacota e clichê criada pelo império Ianque.

Eu quando era pequeno, bem pequeno mesmo, nem sabia porque usava aquela roupa tão estranha... e depois, na minha adolescencia, também concordava que ela era uma tremenda imbecil. Só com o tempo, vi que Carmen trouxe notoriedade para o nosso país, quer quem a odeia aceite ou não. E como muitos grandes artistas nacionais que torna-se mundiais, sofreu muito com isso querendo prova o contrário.

E é por isso que ela deixou esse mundo tão cedo, não conseguindo mostrar todo o potencial que um dia podia chegar. É uma pena, pois quem critica devia ver esse lado... ela poderia ser uma porta de entrada para a nossa cultura invadir os gringos, mesmo que a princípio esteja nu forma deturpada.

Na verdade ela só aproveitou a oportunidade que apareceu, nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!