A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Masami Kurumada



Kurumada faz aniversário hoje. E como não ía deixar de ser, vou aproveitar para falar um pouco dele.

Masami Kurumada nasceu em Tóquio. Desde jovem, já mostrava vocação para desenhista, tendo alguns trabalhos publicados na década de 70. Seus maiores trabalhos são Ring ni Kakero, Fuma no Kojiro, B't X e principalmente Saint Seiya (conhecido também por Cavaleiros do Zodíaco) que é de longe o seu maior sucesso. Ele é muito criticado por ter os personagens com a mesma aparência e ter a histórias quases semelhantes de uma série para outra. Seria mais ou menos como ver um filme de Steve Seagal, onde se viu um, se ver todos.

Este desenho ao lado é dele e fez para promover o filme a Fúria de Titãs no Japão, a pedido do próprio diretor do filme que é fã dos quadrinhos Saint Seiya. Mesmo nesse trabalho, Kurumada não foi poupado de críticas: Falam que seu traço tá ultrapassado e não evolui. Tudo bem e reconheço que eles estão bastante certos (o meu também tem o mesmo problema, então não vou jogar muita pedra, hi, hi, hi...), mas talvez agora não há mais motivo para mudar, já que virou sua marca registrada.

Kurumada não é bom desenhista, muito menos faz roteiros bons (com raríssimas exceções). Entretanto ele tem a sua importância no mundo dos quadrinhos japoneses e principalmente aqui no Brasil, quer as pessoas concordem ou não. Sem Cavaleiros poderíamos ainda está curtindo Mangás e Animes na marginalidade como foi nos anos 70 e 80. Por isso eu dou os parabéns para Masami Kurumada:

O Mangaka mais adorado e odiado que se tem notícia.

2 comentários:

  1. É até curioso o caso dele. Li numa revista que, se um artista de mangás não evolui seu estilo, cai nas críticas e em desgraça com as editoras. Pode até concordar ou não, com relação a outro mangaká... AKIRA TORIYAMA (DRAGON BALL), que desenha mulheres com o mesmo rosto, com pouca diferença nos olhos e caras ultra bombados, que nem heróis e vilões americanos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo perfeitamente. Akira tem também um traço limitado, mas como fez um muito sucesso que Kurumada (pelos menos acredito que sim) a galera não pegue tanto no pé dele.

    Agora quem sou eu para julgar. Os meus desenhos são tão travados que daqui a pouco a minha sobrinha vai me superar, he, he, he...

    ResponderExcluir

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!

Outros Trecos...