A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Tiradentes


Joaquim José, um revolucionário...

Sabe quando você é preguiçoso e tem um livro que era para ler na 5ª série e até hoje não leu? Pois bem, essa pessoa sou eu. E o tal livro era sobre a história desse cara da imagem ao lado.
Graças a ele, hoje se "comemora" o dia em que Joaquim José da Silva Xavier virou uma carne de sol na cidade do Rio de Janeiro.

Eu sei que parece um humor negro (e que alguns mineiros xiitas vã querer a minha cabeça), mas entenda: por incrível que pareça, eu não tenho nada contra o cara. Só acho estranho essa santificação do pobre coitado, se na verdade ele foi usado como salmoura e exemplo para outras pessoas não se revoltar. 


Agora o engraçado que só ele teve essa pena, enquanto os outros revoltantes tiveram penas mais brandas como ser exilado e só.

Acho que a conta bancária dele não era muito gorda, hi, hi, hi... Ops?! Escapou...

Tiradentes ou Jesus Cristo!?

Pois é... Assim que é contado desse jeito que eu descrevi pelos professores de Literatura, que exaltam os outros revoltantes da Inconfidência e deixa ele de lado... Em contrapartida os professores de História conta a maneira clássica e oficial: que ele foi um revolucionário que morreu pelo seus ideais de tentar transformar o nosso país num lugar livre. De fato, ele foi isso daí... 

Mas não sei se ele realmente queria libertar todo o Brasil.

Curioso é que anos depois quem o ressuscitou como a gente conhece hoje em dia foi o exército, nos 1° anos da república brasileira. E por falar em ressuscitar, deram a Tiradentes uma áurea toda de "salvador cristão"... que se sacrificou para que nós tivesse independência. Na boa, se realmente era essa a sua intenção, então foi muito incompetente, pois até hoje não somos independente de nada.


A única coisa boa de se comemorar é que hoje não tem aula, já que é feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!