Já que hoje é o aniversário de Charles Darwin, falarei deste assunto tão polêmico e ao mesmo tempo fascinante.
Bem, antes de mais nada tenho que dizer que eu não tenho nada contra os ateus, pois tenho amigos que são e isso nunca me incomodou. O problema é aos que se consideram que estão acima do bem e do mal, os considerados modinha. Eles falam de evolução como se tivesse a patente sobre o tema, da mesma forma que os cristão (em especial os protestantes) acham que tem de Deus. Ora, evolução é uma teoria que tenta explicar a origem dos seres vivos, ela não valida inexistência de Deus, pois não é porque algumas religiões discordam dela que todas as crenças são contras. Muitas religiões já tinha ideias semelhantes a teoria da evolução antes mesmo dela ser criada.
Por exemplo, tem crenças orientais que acreditam na evolução e que cada animal da Terra é uma centelha divina que está evoluindo sempre, trocando de corpos até chegar na perfeição plena. O mundo material é visto como um lugar que essas centelhas vem para ter o desfrute dos sentidos e depois, quando acabar todos os seus desejos, voltam para um mundo espiritual (que é um pouco diferente da visão ocidental).
Encerro esta postagem dizendo: Quer ser ateu que seja, mas não fique usando teorias evolucionistas para dizer que você está certo e os outros errados, pois além de ser somente uma teoria, ela não está do lado de ninguém.
Só mostra uma possível forma de como seres se originaram.
E aew Monge Lui da Ordem dos Peitos!
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo.
Darwin explica a evolução dos corpos perecíveis (meu bom Arjuna) mas espiritualidade é outro terreno.
Evolucionismo não contraria espiritualidade.
Andei em outra cidade e tinha lá um monge Krishna vendendo livros na rua e comprei uns pra conhecer - muito bons por sinal. Lembrei de ti.