A LONGA CAMINHADA (Não Necessariamente Para o Oeste)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Especial: Enearte em Ouro Preto


Hoje faz 3 meses que eu fui ao Encontro Nacional dos Estudantes de Arte, em Ouro Preto.

Demorei muito para escrever aqui porque não tive tempo para isso e só agora pude fazer uma postagem decente para este evento. Bem, foi uma experiência muito boa, já que foi a 1ª vez que sair de região nordeste. (Isto se não contar quando minha mãe foi para formatura do meu tio em São Paulo e eu era um feto!)

A Delegação de Pernambuco saiu da Federal no dia 17 de Setembro para chegar Domingo dia 19 na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), local do evento. Depois de 2 noites numa viagem de ônibus... digamos... não confortável e conversas furadas de gente mala cobrando "favores" ridículos, eu dei graças a Deus quando finalmente chegamos. Mas só que tem uma coisa: O lugar é muito frioooooooooooooo......... quase tive um treco. Tudo bem que já tinha sido avisado... só que uma coisa é saber e outra é sentir na pele, he, he, he... com certeza nunca mais reclamarei do frio que se faz no inverno do meu estado. Mas depois de um tempo acabei me acostumando e vou dizer: Estou até com saudade agora.

Além desse clima gelado e névoa densa, lá também tem uma paisagem muito bonita que encantou a mim e os demais colegas que foram junto nessa empreitada. Foi muito bom conhecer as instalações da UFOP, fazer as oficinas e conhecer alunos de artes de outras partes do Brasil, chegando até fazer novas amizades. Mas de todos, quem ganha em hospitalidade foi o povo de minas. Se percebe isso neste vídeo que eu fiz na República chamada Saideira, local onde boa parte da minha delegação ficou:


Muito engraçado, deu para curtir, tirando é claro essa mania besta de se auto-ridicularizar que os pernambucanos tem nessas horas e certas zombarias dos mineiros daí fizeram ao nosso respeito (mas fazer o quê, Sudestino é assim mesmo).


Eu aproveitei o tempo livre para fazer um pouco de turismo pela cidade. E neste momento foi que pude conhecer melhor algumas pessoas que tinha pouco contato e que agora são meus amigos.

Muito legal esse tempo está com a galera de Cênicas (que são maioria desta foto), pois foram os melhores momentos da semana: Passamos no Horto, cidade histórica e igrejas que ficarão na memória. Agradeço a todos a ótima companhia que vocês me propuseram... nunca esquecerei desses momentos tão legais.

Só que nem tudo foi felicidade nesta viagem. Como era de se esperar, teve alguns contratempos...

Por exemplo: O que nesta semana me desagradou muito foi aguentar uma certa pessoa querendo me ensinar o que devo ou não fazer. Absurdo isso, nem saiu de fraldas e quer tratar como se eu fosse uma criança que não teve mãe... pois é, agora entendo porque as porcarias dos Reality Shows dá tanta confusão, já que praticamente vivi em um. Engraçado como a impressão da gente muda quando convive uma semana junta no mesmo quarto com uma pessoa que antes só passava alguns momentos do dia.

Também tive que ouvir (de novo) certas lições de moral de outro que não tem moral alguma, e que pior: Foi para Ouro Preto para cair na gandaia e aumentar ainda mais os enfeites de sua consorte. Mas cada um faz o que quer e eu não tenho nada com isso (desde é claro que não me venha cobrar coisas que nem para si faz...)

Mas isso nem foi o pior, já que são apenas problemas pessoais que qualquer um pode ter. Coisa bizarra mesmo foi essa que vou contar agora:


No último dia da Enearte foi o momento das plenárias, reunião que se discuti os prós e os contras do evento, para assim melhorar no próximo. Fiquei envergonhado pois não tinha quase ninguém da minha delegação para nos representar, que coisa!

Só que vexame maior for ter que ver a minha universidade tirar sua candidatura de ser sede do próximo encontro dos estudantes, já que não tinha a presença dos responsáveis que a colocaram nessa encrenca. Explico: Na edição anterior que aconteceu em Salvador, 3 estudantes da UFPE teve a "brilhante" ideia de inscrever sua universade para ser sede do evento edição 2011. Uma atitude lovável se antes tivesse comunicado aos demais. Acontece que nenhum dos 3 se mexeram depois e por sinal nem lá tava, já que um se formou, outro não veio e o único presente desta vez tava chapado demais com coisas ilícitas em outro local.

E nem com membros do DA se pode contar, já que um tava muito bicado e o outro foi passear de trenzinho... se não fosse por Thiago (vulgo: Coelho) para colocar a cara a tapa de uma coisa que não fez , sairiamos do evento envergonhados ainda mais. Depois o povo reclama da Federal que não tem nada... hipocrisia pura!! Coelho falou de todos os problemas e o porquê de Universidade Federal de Pernambuco não ter condições de realizar o Enearte. Ainda bem que o pessoal aceitou as desculpas e a UFRN, que seria nossa concorrente para sede, teve condições para realizar-lo... mesmo que a poucos dias tenha sido confirmado isso.

Só que os problemas não acabam aqui: Pois depois, meus colegas de Cênicas foram questionar aos organizadores do evento a forma como foi colocada a sua Oficina no evento... só que os participantes da plenária não entenderam a queixa e taxaram o pessoal de má vontade e preconceito. Os alunos tentaram se explicar, mas foi pior... não deram mais a palavra e ainda foram ameaçados pelo segurança do evento... rídiculo isso. Ainda bem que eu estava lá para registrar um pouco da confusão:


Felizmente depois de tanto reclamar, os alunos da UFPE tiveram o seu Direito de Resposta. Acho que eles entenderam... mas senão, de qualquer forma tem os meus vídeos para provar que eu e meus amigos tem a razão. Agora o engraçado é depois ter que ouvir críticas de gente que nem tava lá para apoiar nossos colegas, pois como já disse antes, estava "fazendo uma coisa importante" que era passear de trenzinho. E quando vem saber da história, vai logo julgando antes de ouvir-la toda. Pois é... tem gente que acha que ser membro de um DA é só para enfeite...


Enfim, tirando esses deslizes, eu gostei muito de ter ido para este evento. Pena que não encontrei com meu amigo Adriano, aquele fuleiro!! He, he, he... poderiam ter feitos muitas palhaçadas juntas e eu conhecer um pouco mais de Minas Gerias. Mas tudo bem, de qualquer forma não tinha muito tempo mesmo, afinal como já disse antes: Foi só uma semana.

E por falar nisso, queria ter tido mais tempo para poder conhecer mais coisas como os 12 Apóstolos de Aleijadinho. Não tive ninguém para ir junto comigo, que puxa! E eu não iria sozinho num lugar que nunca fui, não é mesmo? Já que só andando pelas redondezas da UFOP, de vez em quando eu me perdia no caminho para voltar para República, he, he, he... então não iria arriscar!

Na próxima vez que voltar em Minas irei ver tudo isso como mais calma... só espero que não demore tanto para acontecer, hi, hi... se depender de mim, em 5 anos apareço de novo! O problema é arranjar uma graninha para isso...

Bem... o Sábado chegou e era hora de ir embora, e mesmo assim o povo faz festa.


Agradeço a todo o pessoal da Saideira, que foi muito hospitaleiros com a gente.

Bem... é isso! Demorei para postar aqui, mas em compensação fiz uma postagem considerada!! Eu gostei muito da experiência e espero está na próxima Enearte no Rio Grande do Norte.


Pois bem... isso é tudo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hei! Cuidado com que você vai comentar...
Posso também vomitar na sua cara, infeliz!!!